A Associação Universitária Santarritense parabeniza o Hospital e Maternidade Governador Flávio Ribeiro Coutinho pelos seus 50 anos de fundação. O hospital, que se iniciou como uma simples casa de parto, comemorou, neste dia 13 de setembro, na sede do próprio hospital, o seu Jubileu de Ouro com uma cerimônia oficial de homenagem aos que contribuíram para a fundação do hospital. A cerimônia contou também com a presença de algumas autoridades políticas paraibanas, além da presença dos familiares dos homenageados no evento.
Breve Histórico:
A Fundação Governador Flávio Ribeiro Coutinho teve sua origem no ex-Hospital Proletário Flávio Ribeiro, pertencente à Fundação Médica Social Sociedade Anônima Usina Santa Rita. Em julho de 1962, o prédio em construção foi passado para o médico holandês Cornelis Wilhelmis Johannes Maria de Ruyter.
Em 1963, o referido médico transferiu a doação do hospital para uma Congregação Holandesa recém-chegada ao Brasil: Congregação da Caridade Mãe da Misericórdia. Sob a presidência da Madre Maria Elizabeth Ter Meer, foi realizada no dia 02 de setembro do mesmo ano, uma Assembleia Geral que instituiu oficialmente a Fundação Governador Flávio Ribeiro Coutinho, tendo em vista de assegurar a manutenção do Hospital e Maternidade Governador Flávio Ribeiro Coutinho.
Para administrar o hospital, a Congregação das Irmãs da Caridade Mãe da Misericórdia escolheu a Irmã Rosa, enfermeira, para o cargo de Diretora Geral, permanecendo a mesma na direção do hospital por dez anos.
A Congregação das Irmãs da Caridade Mãe da Misericórdia decidiu repassar a Fundação Flávio Ribeiro Coutinho para uma congregação brasileira. Dentre as congregações consultadas a Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, na pessoa da Superiora Geral Irmã Maria do Divino Coração, em consenso com o seu conselho, aceitou a proposta.
Em 30 de maio de 1976, através da Assembléia Geral, houve transferência de todo acervo patrimonial, direitos, obrigações e responsabilidades da Fundação Governador Flávio Ribeiro Coutinho para a Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, com sede em Caucaia- Ceará, com a qual permanece até os dias de hoje.
À época, a diretoria era formada por:
Presidente: Irmã Maria do Divino Coração
Vice-Presidente: Irmã Maria do Amparo
Secretária: Irmã Isabel Barreto
Vice-Secretária: Irmã Lúcia Silveira
Tesoureira: Irmã Conceição Aires de Castro
Vice-Tesoureira: Irmã Maria Ruth
O último Estatuto da Fundação é de 20 de junho de 1998, registrado no Livro A-3, sob o número de ordem 243, fl 58v. em 20 de agosto de 1998, no “Cartório Dourado de Azevedo”, cidade de Santa Rita, Estado da Paraíba; alterado pela Assembléia Geral Extraordinária de 7 de janeiro de 2006, registrado no mesmo Cartório em 25 de janeiro de 2006, Livro A-7, fl. 196, No. 5 954, objetivando readaptá-lo ao atual Código Civil e atender regra especificada no Art. 3º.,IV do Decreto No. 2 536, de 6 de abril de 1998.
A principal atividade da Instituição continua sendo o atendimento a saúde, disponibilizando para o SUS mais de 67% de todos os seus serviços e, acrescentando os serviços prestados gratuitamente, este percentual eleva-se 78,46%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário