sábado, 21 de setembro de 2013

Origens da AUS

"A AUS era tida como a elite pensante de Santa Rita. Por onde eu passasse, todos me cumprimentavam e me reconheciam como alguém importante." (Antônio Freire Bastos).




Sobre a história da AUS pouco se encontra registrado nos livros ou na internet. Historiadores paraibanos relataram a história do antigo GRESC - Grêmio Estudantil Socio-Cultural, que promovia eventos na nossa cidade, mas nada registraram sobre nós.

A AUS surgiu registrada em cartório, aos 14 dias do mês de novembro de 1970, por iniciativa de um grupo de universitários santarritenses: Rui Nunes Machado, Inácio Aires de Oliveira, Luíza Lacet Ramalho, Miguel Evangelista Regis, Carlos Alberto de Holanda Cavalcanti e Aderaldo Vitorino dos Santos. A AUS também promovia eventos culturais e sociais na cidade, mas com um diferencial, incluindo os estudantes universitários.

O GRESC, infelizmente, se dissolveu até acabar, enquanto a AUS permaneceu ativa até hoje, embora sua história não tenha sido eternizada nos livros ou compêndios, mas tentaremos agora resgatar um pouco da nossa origem perdida.

O senhor Antônio Freire Bastos, ex-Presidente da AUS entre 1975-1976, em conversa conosco, contou-nos um pouco do que ele sabia a respeito da origem da associação e, também, sobre as ações da AUS durante a sua gestão.

Segundo ele, a AUS foi idealizada por alguns estudantes universitários que desejavam criar uma organização que pudesse representar os estudantes universitários e secundaristas promovendo a interação e integração entre eles. O primeiro estatuto da associação foi registrado no Cartório de Serviço Notarial e Registral Dourado de Azevedo - 1º Ofício de Notas, situado à Rua São João, 27 - Centro - Santa Rita.

Na época, a AUS funcionava na Praça Antenor Navarro, no prédio onde hoje é a loja de móveis Patrícia Móveis. Chegou também a funcionar no prédio, onde atualmente é a Secretaria de Administração da cidade. Viu-se, então, que era necessário se ter uma sede fixa e essa necessidade motivou a compra do prédio onde hoje funciona a atual sede. O prédio possuía apenas o térreo. O dinheiro usado para a realização da compra, foi proveniente da arrecadação de fundos através dos eventos promovidos pela associação.




Durante o seu um ano de gestão, Antônio Freire Bastos promoveu a criação dos jogos estudantis que eram realizados juntamente com a Semana Universitária que ocorria anualmente. Os jogos eram disputados entre os estudantes secundaristas e universitários. Entretanto, os jogos deixaram de ser realizados alguns anos mais tarde, quando passaram a ser disputados por fábricas e lojas e não mais por estudantes.

Ainda em sua gestão, a AUS também promoveu a I Maratona Intelectual Intercolegial, que foi realizada no antigo Cine Avenida, onde hoje é a Igreja Universal do Reino de Deus, localizada à Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade.

Antônio Freire ainda realizou a I e II Exposição de Produtos Industriais em Santa Rita, realizadas no Grupo Escolar João Úrsulo. Apesar das críticas recebidas e da descrença de pessoas, como Abraão Teixeira (citado pelo próprio Antônio Freire), a ideia de se promover uma exposição de produtos industriais visava trazer as inovações tecnológicas na área para contribuir para as indústrias da cidade.

Curiosidades:

  • Santa Rita tinha várias fábricas e lojas em funcionamento, embora hoje existam mais do que naquela época, uma grande parte dessas fábricas e lojas entrou em falência e fechou, como por exemplo: o Engenho de Meio; as Usinas Santana e Santa Rita; a Calcioquímica; a Fábrica de Cerâmica Tibiri; a Fábrica de Tecidos Tibiri; a Fábrica de Calçados Forte-Flex; a Soaçucar S/A; a Antártica S/A e a Sapataria Gadelha.

  • A cidade tinha três cinemas para a população, o cinema Avenida, onde hoje é a Igreja Universal do Reino de Deus; o cinema Alvorada, onde atualmente é a loja da Magazine Luiza (antiga Lojas Maia) e o cinema Municipal ( também conhecido como São João), onde hoje funciona a Farmácia do Trabalhador, na rua São João, no centro da cidade.




Antônio Freire Bastos foi secretário, vice-presidente e, posteriormente, presidente da AUS durante o mandato de 1975-1976. É formado em Direito e Administração. Mesmo após ter deixado de ser presidente da associação, promoveu o I Encontro de Escritores de Santa Rita (que aconteceu na escola Centro Educacional Santa Terezinha - CEST). Atualmente, é procurador da Prefeitura Municipal da cidade e também advoga. Fundou a Associação dos Filhos e Amigos de Santa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário