sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Ato de Repúdio contra o AUÊ da política de Santa Rita

Devido à instabilidade política da cidade nesses últimos dias, estudantes e populares saíram às ruas e se dirigiram à Câmara Municipal para exigir dos vereadores explicações sobre o troca-troca de prefeito e sobre a falta de compromisso e de políticas públicas para a população.




O ato de repúdio foi realizado dia 23, nesta última terça-feira, na Câmara Municipal de Santa Rita. Chegando lá, a juventude santarritense, juntamente com a AUS-Associação Universitária Santarritense, Associação Flor Mulher e ACUMBAM-Associação Comunitária Unificada dos Moradores do Bairro dos Municipios “Tibiri II e III”, realizaram um protesto pacífico usando nariz de palhaço, roupa preta, apitos e cartazes. Entretanto, mesmo estando ali pacificamente, ainda fomos agredidos verbalmente por um dos vereadores da câmara, que usando de palavras de baixo calão ofendeu alguns dos manifestantes ali presentes.




Após o ato de repúdio realizado terça, na reunião de avaliação do ato , nesta última quarta-feira, véspera de natal, o primeiro secretário da Câmara, o vereador João Júnior se dispôs a comparecer em nossa reunião para esclarecer alguns pontos. Alguns deles foram:
  • A sessão, realizada no dia 23, não tinha como finalidade julgar o caso do vice-prefeito Netinho de Várzea Nova nem qualquer caso envolvendo o prefeito Reginaldo;
  • Além disso, segundo o mesmo, a sessão não foi encerrada;
  • Durante a sessão, foi aprovada o Plano de Resíduos Sólidos para a cidade;
  • O vereador deu a sua versão e os seus esclarecimentos sobre os fatos ocorridos na cidade, em virtude disso, levará a pleito uma audiência pública para que os demais vereadores possam dar as devidas explicações para a população.
Sobre o ato de repúdio, apesar de alguns veículos propagarem partidarismos e afins, o Movimento Não Somos Palhaços/Idiotas tem como finalidade obter respostas e explicações por parte de nossos representantes legais sobre o caos político de Santa Rita além de cobrar comprometimentos dos mesmos com a população.

A seguir, confira na íntegra o vídeo no qual João Júnior conversa conosco e dá suas declarações.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Noite Urbana

Neste último sábado, dia 06 de dezembro, a AUS realizou o evento Noite Urbana. O evento contou com recitais de poemas, música ao vivo (voz e violão) e um debate bastante produtivo sobre música e poesia. Aos que não puderam comparecer, não deixem de acompanhar nossa page no Facebook. Todos os futuros eventos e ações são anunciados por lá.

Abaixo, confira um pouco do que teve sábado...













Conselho pela Igualdade Racial de Santa Rita-PB

Nesta última quarta-feira, dia 03 de dezembro, a AUS fez parte do Conselho pela Igualdade Racial de Santa Rita, que neste ano, homenageou o artista negro santarritense, Héliton de Santana. A necessidade de fazer parte desse diálogo é em virtude dos índices alarmantes de violência em nossa cidade. Santa Rita lidera o ranking de mortandade da juventude negra do Brasil.

O diálogo contou com a participação de estudantes de Direito do campus da UFPB em Santa Rita, alguns deles integrantes do NEP - Flor de Mandacaru e do Coletivo Primavera, do vereador Sebastião do Sindicato, de entidades como a AUS e a Associação de Moradores de Tibiri e Marco Moura, e grupos independentes engajados na causa e na efetivação do projeto Juventude Viva, como o Grupo de Mulheres Maria Quitéria, Casa de terreiros Mãe Izabel, Marcha das Mulheres Negras dentre outros. Vale salientar, que essa reunião foi extremamente necessária para que a luta pela efetivação do Conselho da Juventude, que existe em Santa Rita desde 2013, saia de fato do papel.




















Mulheres e Vozes: um despertar contra a violência

Os 16 dias de ativismo começam no dia 25 de novembro (dia Mundial da Não-Violência contra a Mulher) e se estendem até o dia 10 de dezembro (dia Mundial dos Direitos Humanos). No entanto, no Brasil, eles começam antes, no dia 20/11 (dia da Consciência Negra). A AUS adere a essa campanha e o primeiro círculo de ações é o evento Mulheres e Vozes: um despertar contra a violência.

O dia 25 de novembro foi escolhido como o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher em homenagem às irmãs Patria, Minerva e Antonia María Mirabal, conhecidas como Las Mariposas e fortes opositoras da ditadura dominicana exercida por Rafael Trujillo, que foram brutalmente assassinadas. A morte das três irmãs gerou tanta comoção que a população derrubou a ditadura e assassinou Trujillo.

Sabendo-se da importância dessa data, não apenas como uma data única no calendário para esta luta, nós realizamos o evento Mulheres e Vozes: um despertar contra a violência. O debate foi bastante produtivo e proveitoso. Agradecemos a presença de todos, principalmente, da Professora Marli Soares e das representantes do Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria, Érika Benemond e Natty Fabião. Agradecemos também a representação da Secretaria Municipal das Mulheres, que fez parte do debate. A seguir, confira as fotos:











domingo, 30 de novembro de 2014

AUS Social e Aniversário de 44 da Associação

Neste último sábado, dia 22/11/2014, a Associação Universitária Santarritense promoveu a Ação Social de Prevenção ao Câncer de Próstata, evento este realizado na Praça Getúlio Vargas, em parceria com os estudantes e professores do CETEPA - Centro de Ensino Técnico da Paraíba Ltda, como também do Diretório Acadêmico do Curso de Nutrição da FPB- Faculdade Internacional da Paraíba.

É a JUVENTUDE SANTARRITENSE UNIDA E ATUANTE!















Enquanto que pela manhã foi realizado um evento social de comoção popular, à noite foi comemorado o aniversário de 44 anos de fundação da AUS. O evento integrou nosso circuito cultural promovendo artistas da terra. O aniversário da AUS foi comemorado ao som de música eletrônica com a participação do Dj Rogeux.